Quem Somos

A BlueZ C Institute – Associação para a Conservação Marinha e Economia do Carbono, é uma ONG de direito privado e sem fins lucrativos, cuja criação foi inspirada no lançamento da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Tem por objetivo contribuir para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas marinhos costeiros. Dedicada à Biotecnologia Azul, é uma spinoff da Universidade do Algarve (UAlg) assente no conhecimento desenvolvido pelo CCMAR – Centro de Ciências do Mar ao longo de mais de três décadas para a temáticas das ervas marinhas.

A BlueZ C, é incubada pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg.

Missão

Restaurar e proteger os ecossistemas de carbono azul costeiros por meio de práticas sustentáveis de gestão e envolvimento comunitário, a fim de combater as mudanças climáticas e administrar eficazmente os meios de subsistência locais.

Visão

A BlueZ C procura soluções baseadas na natureza para a mitigação das alterações climáticas e seus efeitos através do sequestro de carbono pelos ecossistemas de carbono azul.

Optimizando os co-benefícios associados à conservação e recuperação do capital natural costeiro, visa recuperar a biodiversidade, aumentar os recursos pesqueiros, purificar a água, a proteção costeira e a adaptação ao aumento do nível médio da água do mar.

Valores

Conservação: Protegemos e preservamos a biodiversidade e os serviços ecossistémicos fornecidos pelos ecossistemas de carbono azul.

Sustentabilidade: Priorizamos o bem-estar ecológico e social a longo prazo em relação aos ganhos de curto prazo.

Envolvimento comunitário: Construímos parcerias sólidas com as comunidades locais e envolvemo-las nos processos de tomada de decisão e implementação.

Prática baseada em evidências: Usamos as melhores evidências científicas e dados disponíveis para informar as decisões de gestão.

Equidade: Garantimos que os benefícios dos esforços de conservação e restauração sejam compartilhados de forma justa por todos os interessados.

Transparência: Todas as atividades e processos de tomada de decisão são abertos.

Inovação: Buscamos continuamente novas e melhores formas de alcançar os objetivos de conservação e restauração.

Adaptação: Somos flexíveis e responsivos às condições e informações, em constante mudança.

Colaboração: Trabalhamos com uma ampla gama de parceiros para alcançar objetivos comuns.

Presidente

Rui Santos

Na minha infância ia pela mão do meu pai em cima de um colchão ver as grandes algas castanhas que me metiam medo. Acabei por fazer uma carreira académica e de investigação nas áreas da Botânica e da Ecologia Marinhas. Investigo o papel das algas, ervas marinha e sapais no funcionamento dos ecossistemas costeiros e os bens e serviços que estes nos fornecem, incluindo o sequestro de carbono azul (mais de 250 publicações científicas e 7300 citações). Sou o líder da linha temática Mudança Ambiental Global do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e o coordenador do grupo de investigação Algae-Marine Plant Ecology. Foi nomeado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2022 como representante nacional da ação conjunta da JPI Oceans sobre o carbono azul.

Vice-Presidente

Claudia Sil

Desde a minha infância era claro o meu arrebatamento pela Natureza, a água e as suas formas de vida. Fiz uma carreira dedicada à área ambiental como engenheira biológica, ramo de controlo de poluição, e posteriormente como Mestre em Gestão Ambiental, graduações da Universidade do Minho. Uma incursão pelo ICBAS no Porto no Mestrado em Ciências do Mar e Recursos Marinhos mostrou-me que o meu caminho era o do Mar. Liderei e colaborei com diversas associações ambientais portuguesas, razão pela qual me tornei Comissária na Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa e Conselheira no Conselho Regional da CCDR do Algarve em representação da ONG de Ambiente nacionais. Juntei-me a este projecto, que concilio com a minha actividade como investigadora do grupo Algae do CCMAR da Universidade do Algarve, acreditanto que com ele podemos contribuir efectivamente para os todos ODS da ONU.

Vice-Presidente

Maria Helena Freire

Maria Helena Freire, nasci na Beira, Moçambique, e tive o privilégio de fazer a minha carreira profissional na aviação, Deta, Air Marroc e TAP, onde conheci parte do mundo onde vivemos, sou Fundadora de uma ONG MAPS  – Movimento Apoio Problemática Social e faço parte da equipa BlueZ C Institute, onde quero dar o meu contributo no combate às alterações climáticas, e deixar o meu legado às gerações vindouras.

Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Helena Barracosa

Sou licenciada em Biologia e mestre em Biologia Celular/Molecular. Diploma de Estudos Avançados (DEA) e uma Tesina em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela. Em Portugal estou ligada ao CCMAR trabalhando nas interações entre os ecossistemas costeiros e a educação ambiental. Sou formadora em várias áreas, sobretudo Educação Ambiental, estive e estou envolvida em diversos projetos de educação ambiental de âmbito nacional e internacional. Atualmente, estou em terras africanas (Moçambique) onde continuo a trabalhar com entusiasmo e dedicação em projetos de educação ambiental. É um privilégio poder contribuir para a preservação do meio ambiente e participação social em diferentes contextos e por isso faço parte da equipa BlueZ C Institute.

Vice-Presidente da Mesa da Assembleia

Paulo Santos

Paulo Jorge Maçarico Ferreira dos Santos, nasci em Lisboa, com formação académica em Direito, dediquei-me á advocacia em exclusividade, considero que estou sempre disponível para novos desafios, faço parte da Associação dos amigos da Pediatria do HDFaro desde 2009, e com a mesma dedicação e vontade abraço o convite de fazer parte da equipa da BlueZ C, e dar o meu contributo para minimizar os efeitos da globalização e deixar às próximas gerações, um mundo melhor e mais saudável.

Secretária da Mesa da Assembleia Geral

Maria Sil

Na minha expressão plástica a presença de elementos orgânicos e de animais são predominantes, revelando a relação primordial que estabeleço com o ambiente natural. Como designer fiz diversos trabalhos experimentais na área dos materiais e também na ilustração. Licenciei-me em Fashion Design pela Buckinghamshire New University no Reino Unido. As minhas produções têm sempre uma forte preocupação com questões de igualdade e sustentabilidade, razão pela qual me identifiquei com este projecto tão importante no combate às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos.

Fiscal Único

Pedro Miguel Matos

Sou formado em Gestão pela Universidade do Algarve, com pós-graduação em HST (Higiene e Segurança no Trabalho). Empresário e Contabilista Certificado. Paralelamente lidero diversos projetos de cariz social, cultural e desportivo. Contribuir para um futuro sustentável, é uma responsabilidade de todos, pelo que pessoalmente vejo neste projecto um desafio e em simultâneo uma oportunidade única de fazer parte da mudança.

Shopping Basket